Professores e estudantes da rede estadual mostram seus trabalhos no terceiro dia da Fligê

A participação dos estudantes e professores da rede estadual marcou mais um dia da Feira Literária de Mucugê (Fligê). Nesta sexta-feira (26), a programação - recheada de apresentações, debates e palestras - reuniu autores, leitores e entusiastas da literatura, proporcionando uma rica troca de experiências e conhecimento. Representando a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, o assessor especial da pasta, Manoel Calazans, acompanhou as atividades, ao longo do dia.

Fotos: Yasmim Marinho e Beth Guerra
O dia começou com uma mesa de conversa formada por alunos do Clube de Leitura do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica de Irecê (Cemit). Os estudantes, reunidos no palco da tenda literária, compartilharam suas experiências e reflexões sobre a leitura de clássicos da Literatura Brasileira.

A estudante Maria Clara Amorim de Paula, 17 anos, compartilhou a felicidade de falar sobre o clube do livro na Fligê. “Foi uma experiência única estar aqui. A gente mora muito longe e o Clube de Leitura do Cemit possibilitou a gente conseguir tudo isso, que foi mais do que a gente sempre imaginou”.

Em seguida, houve uma mesa de conversa com a participação das professoras da rede estadual e as escritoras Rosemary Santana Paiva Alves e Ana Tereza Vital Silva. Rosemary é autora do livro “Coletânea do cotidiano escolar: reflexões sobre a educação inclusiva”. Já Ana Teresa Vital Silva escreveu o capítulo “História de amor, ciência e dor” do livro "Divulgação científica e ensino de ciências: uma compilação dos melhores textos escritos por alunos do mestrado profissional em ensino de ciências da Ufop". Elas falaram sobre suas obras e as trajetórias na escrita, proporcionando uma troca enriquecedora de ideias e inspirações.

“O livro que estou apresentando é uma compilação dos melhores textos escritos por alunos do mestrado profissional em ensino de ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na obra, professores transcrevem de forma mais acessível a ciência para leigos. Eu agradeço a SEC pela oportunidade de divulgar e estimular a escrita de professores da rede“, ressaltou Ana Tereza.

No período da tarde, o destaque ficou com as apresentações dos projetos estruturantes dos estudantes dos colégios estaduais Professora Zenaide Alves Barreto, de Utinga; Nercy Antônio Duarte, de Barra da Estiva; Horácio de Matos, de Mucugê; Do Campo Filinto Justiniano Bastos, de Seabra; Democrático de Ibicoara; De Tempo Integral Rui Barbosa, de Boninal; e Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel, de Seabra. Os estudantes apresentaram números de danças, peças teatrais, poesias e músicas, encantando os visitantes que estavam na Fligê.

A feira continua até o próximo domingo, com uma programação que promete manter o mesmo nível de qualidade e diversidade, reunindo os amantes da literatura e da cultura da Bahia e do mundo.